Lendas e Curiosidades

 Lendas:

Lenda sobre a origem do nome “Monfebres”
Dizem as pessoas mais antigas da aldeia que, o nome da Povoação de Monfebres, se deve ao facto de, noutros tempos, haver muita febre nas pessoas que andavam por estes montes.
E assim surgiu o nome de Monfebres (Monte + febres = Monfebres)

Lenda do Mata Homens (Monfebres)
Há um terreno perto desta localidade, que se chama “Mata Homens” Diz-se que aí, noutros tempos, existia uma cobra enorme que matava todos os homens que por lá passassem. Hoje, pode passar-se por lá, pois essa cobra foi morta por alguém muito Destemido.

Curiosidades:

Monfebres em Português arcaico (português antigo) chamava-se “MOFEVRES”.

“Monfebres” este topónimo parece ter a sua origem numa palavra ÁRABE.

No tempo de D.JõaoIII entre 1527 a 1530 foi feito um censo e Monfebres tinha  apenas 5 habitantes.

No tempo de D.MariaI 1792 Monfebres tinha um padre; uma pequena Capela publica e o altar era em ouro(1958).

Monfebres é o aglomerado mais pequeno da freguesia de Candedo, sendo no entanto o mais característico e típico face ao seu enquadramento rural.

Existiam cá dois alfaiates e uma costureira.

A antiga capela de Monfebres foi construída em dois séculos porque quando estava no meio da construção ouve um grande incêndio.

 Há pessoas que acreditam que o altar desta capela é do tempo do Barroco (séc. XIV “século 16”)

O patrono de Monfebres é Nª SRª DAS NEVES.

A escola de Monfebres foi feita há 70 anos. Os materiais (pedras, cimento, areia,…) foi o povo que o trouxe de Murça em carros de bois, pois não havia estrada alcatroada para passarem os carros; o homem responsável pela sua construção era de Mirandela.

O fontanário foi construído pelo ministério da republica em 1939; na parte lateral tem OPMR- Obras Publicas Ministério da Republica.Na parte de trás tem dois tanques, dizem as pessoas mais antigas que serviam para dar de beber aos animais.

A Fonte da Canelha foi feita em 1856, em tempos mais antigos existiam mais fontes de água para consumo e de mergulho, só que houve pessoas que destruirão o património de MONFEBRES para construírem coisas desnecessárias para a povoação.

Monfebres tem electricidade há mais ou menos 80 anos (2014).

O primeiro carro de Monfebres era um studebaker era em segunda mão e pertencia ao Sr. António Morais que o trocou por outro carro do mesmo modelo mas mais recente na época.

Comentários